Happy Games 4 Ever

Bem Vindos ao Happy Games 4 Ever, um blog especializado em Games. Divirtam-se

domingo, 7 de agosto de 2011

Analise Dragon Age 2 - Um jogo que peca como RPG mas ganha em jogo de ação

[ATENÇÃO: ESSA ANALISE É SOBRE DRAGON AGE 2. ENTÃO EU VOU FALAR SOBRE OS PONTOS DE DRAGON AGE 2 E NÃO COMPARAR COM O PRIMEIRO. SO IREI FAZER ISSO NO SISTEMA DE CUSTOMIZAÇÃO MAS FORA ISSO TODA ESSA ANALISE SE BASEIA SO EM DRAGON AGE 2]
Por Lúcio
Dragon Age: Origins, foi lançado em 2009 pelas mão da Bioware e conseguiu se consagrar como um grande RPG, tanto que para alguns, foi o RPG do ano. O game deixava o jogador livre para fazer suas escolhas e seu propio destino. Algo se so tinha visto em Mass Effect, jogo da mesma produtora. Enfm, Dragon Age foi uma série que conseguiu chamar milhões de fãs ao redor do mundo. E a sua expansão Awakening tambem fez muito sucesso. Bem, quando dragon age 2 foi anunciado, muitas pessoas acharam que ia ser a volta do grande heroi do primeiro. Mas Dragon Age 2 conta a historia de outro personagem: Hawke. Os fãs não gostaram nada da noticia, mas criavam espectativas, porque porra, é a Bioware. Dragon age 2 esta nas nossas, nas minhas mãos. Joguei e, bem... o jogo tem mais cara de expansão do que jogo em midia fisica.


Como disse no primeiro paragrafo, dragon age 2 narra a historia de Hawke. O personagem foge da cidade de Lothering com sua familia (arregão) para se salvar dos terrivéis Darkpawn, inimigos do primeiro jogo. Enfim o jogo começa com o Anão-Rougue Varric sendo capturado por uma mulher que esta a procura do Campião de Kirkwall. Ou melhor, Hawke. Isso mesmo, logo no começo Spoilers são soltos do final da aventura. Eu viro campeão e eu Sumo. Então Varric começa a contar a historia em Flashbacks que poderia ser uma adição legal em um RPG, mas falha. Mas vamos para o começo dos Flashbacks, quando o Cagão foge de Lothering para Kirkwall. Bem, no meio do caminho Hawke encontra Aveline,uma guerreira que vira uma personagem importante para a aventura. Tambem encontra uma gentil senhora que se transforma em um dragão que promete ajuda-lo e leva-lo para uma cidade chamada Kirkwall onde ele pode recomeçar sua vida com a sua familia. PERAÍ, o campião, fodão de Kirkwall, pega carona em um dragão. Ate a propia personagem que esta ouvindo a historia acha ridiculo, mas na verdade ele da para os herois um barco, para ir para a cidade. E é la que tudo começa, e termina.

Vamos para o começar pelo sistema de customização algo vital para um RPG que evoluiu desde Pokemon. O sistema é menos grandioso do que o o primeiro dragon age 2. Sem Dragon Age você poderia ser Elfo, anão ou humano, escolher sua voz e como você iniciaria sua historia, nesse dragon age tudo isso foi tirado. Você so pode se humano, e suas classes são: Guerreiro, Rougue ou Mago. Fora isso o sistema de customização é bom. Igual a todos da Bioware. Você pode mecher cada detalhe do olho, boca, nariz e orelha e sua estrutura facial. Como ja é comum tambem em jogos da setima geração. É so ver meu video de customização em jogos.

Na jogabilidade dragon age 2 se parece muito com jogos de ação do que com RPG. Isso você percebe logo na primeira batalha que aqueles circulos que ficam em baixo do personagem para indicar inimigo, aliado e você. Você pode ativa-los em opções mas como o jogo começa sem essa opção, você percebe que a Bioware esta chamando um novo publico para seus jogos. Alem disso o sistema de poderes especiais esta bem facil de ser acessado. É so clicar qualquer botão de ação e clicar R2 (NO PS3)E Clicar qualquer botão de ação para mais poderes. E se você não se contenta clique L2 Para acessa uma Wheel e clique em Magic/Talents e um leque (ou ,melhor roda) de poderes será acessivél. Eu gostei muito de jogar com o mago e os poderes são bem váriados e são muito legais. Alem disso ha bombas, granadas e Ruins, essa ultima aumenta os poderes da sua arma. Você poderá controlar todos os personagens que você recruta que são eles (se jogados com o mago):
Varric - Rougue - Não é possivel fazer romance com ele
Anders - Mago - É possivél começar um romance
Fenris - Guerreiro - É possivél começar um romance
Merril - Maga - É possivél começar um romance
Aveline - Guerreira - Não é possivél começar um romance
Isabella - Rougue - É possivél começar uma putaria com ela
Carver - Guerreiro ou Mago - Não é possivél começar um romance










Você percebeu que praticamente com todos os personagens você pode começar um romance. E com o mesmo sexo. Exemplo se você for o Hawke masculino você podera começar um romance com o Anders. Eu não sou preconceituoso com isso, e pra mim tanto faz, mas os dialogos fazem com que o seu personagem seja bissexual sem que você queira. Estamos falando em um jogo de escolhas certo? Então que jogo que jogo de escolhas é esse em que você pode escolher tudo, menos a sexualidade do personagem?

Falando em dialogos, você pode escolher como você vai reagir sobre eles. Se Hawke vai ser engraçado, gentil, agressivo, jogar charme, ser rude, romantico, mentirosou ou siplesmente subornar a pessoa para ela passar uma imformação ou calar a boca. Enfim, os dialogos é um dos pontos fortes do jogo.










Agora vamos ao gráficos. A versão para PC deve ser a melhor porque a do PS3 possuí serrilhados, bugs, quedas de FPS, travamentos, pop-ins e falta de detalhadamento nos personagens. Mas os gráficos compensam muito nos cenarios que são muito caprichados apesar de repetitivos (isso veremos no decorrer do paragrafo), algo muito bem feito e lindo. Destaque tambem para o efeitos dos poderes muito legais e bem trabalhados. Ate o fogo, que esta muito real. Agora vamo ao cenarios. O jogo se baseia em: Cidade-Caverna-Floresta-Caverna-Cidade-Floresta-Floresta-Cidade-Caverna-Cidade-Floresta-Caverna. Basicamente isso ja que Kirkwall é uma cidade pequena. Apesar d estarmos falando da era dos dragões que o que predominva era Cidade, Floresta e Caverna, É tudo muito repetitivo. Tipo são 20 quests em que precisa ir para cavernas. 10 Quests é na mesma caverna e derrotar os mesmo inimigos. Essa repetição não me irritou mas vai irritar a muitos.

Trilha Sonora. Ah, uma das mais bem feitas de todas. As musicas que tocam nas batalhas, enquanto você anda pelo cenario, durante um dialogo são lindas. Me lembrei que tenho que baixar a trilha sonora desse jogo [Pausa pra baixar a trilha] [20 minutos depois]. Enfim, linda mesmo. Os dialogos, tambem nossa excelentes, muito agradavéis e bem feitos. Exceto, em que de vez em quando um personagem faz uma pergunta sai como se fosse afirmação. Fora isso trilha sonora e dialogos, nota... Esperem ate o final da analise hehe'.

Agora vou para o paragrafo e quesito mais dificil da analise: Diversão. Eu vou dividir em dois paragrafos, o paragrafo da minha opnião e o paragrafo do ponto de vista critico.
Lúcio:
O jogo é dividido em 3 atos. O primeiro ato é Hawke chegando em Kirkwall e conhecendo os persoangens e montando a sua party, ou seu grupo. A segunda parte avança 5 anos com Hawke ja sendo conhecido por todos e virou milhonario depois de uma grande aventura e a terceira parte avança 10 anos é mostra Hawke como o campeão. Todos são divertidos e viciantes. Ha várias quests, siderquests, quests secundárias e companions quests. O melhor de tudo é que apesar de que em algumas quests você tem que ir pro mesmo local que foi na quest passada, a quest tem um objetivo muito legal e uma mini-historia. Simplesmente adorei todas as quests que fiz.
Olhas Critico:
Bem, quem não é fã de RPG (ate gente que é fã ou fã da serie dragon age tambem), vão achar que as missões são sem graças e que Hawke se ''rebaixa''. Como assim? Tipo, eu sou o Campeão, o Fodão, o Predestinado a salavar a cidade e tenho que pegar ingredientes para ajudar um vendedor de poções. Ok não ha nada de errado com isso, pra mim não isso mostra que Hawke se preocupa com seu povo. Mas no final você percebe que isso se parece uma lista de tarefas em vez que ajudar pessoas ja que você não pode recusar a quest e se você não a fizer será colocada como quest feita depois que você passa do ato. Algo ridiculo e mostra que você sera adorado de qualquer geito. Você não pode ser o vilão.


Gráficos: 6,5
Jogabilidade: 8,5
Aúdio: 10
Diversão 7,0 (Nota Pessoal: 9,0)



Por fim, dragon age 2 seria melhor se fosse um jogo de ação e faria mais sucesso tambem. Alem disso a historia de Hawke poderia ser muito bem contada em um jogo de ação ou em uma DLC de dragon age origins. O jogo não estragou a franquia, mas com certeza entre todos os Dragon Ages, Dragon Age 2 é o pior de todos. Isso quer dizer que ele é um jogo ruim? Não. Dragon Age 2 é muito bom. Divertido e cativante é um jogo que recomendo para quem quer boas horas de diversão em um RPG meio linear e meio open world. Apesar do sistema de escolhas não fazer tanto sentido, gostei muito das minhas horas no jogo e espero que você goste tambem.
                       NOTA FINAL: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário