Happy Games 4 Ever

Bem Vindos ao Happy Games 4 Ever, um blog especializado em Games. Divirtam-se

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Analise Heavy Rain - Gráficos de ponta e uma história digna de cinema, é isso que você vai encontrar em heavy rain

Ate que ponto você iria para salvar alguem que ama? Você estaria preparado para sofrer para salvar alguem que ama? Você estaria preparado para dar sua vida para salvar alguem que ama? Essas são algumas perguntas que o personagem Ethan Mars tem que lidar no jogo Heavy Rain: The origami killer, um jogo totalmente diferente de tudo que você já viu que vai te prender emocionalmente ate o fim dessa jornada. É um jogo inesquecível que pode mudar para sempre a indústria de games e um grande divisor de águas da história.
O jogo tem uma temática e jogabilidade bem diferentes. Diferente de jogos em terceira ou primeira pessoa Heavy Rain usa o sistema dos QTE (Quick Time Events) na qual você deve apertar certo botão que aparece na tela. E para você movimentar o personagem você deve pressionar R2 e usar o analógico esquerdo para andar. Parece esquisito? Mas realmente funciona e muito bem. O personagem se movimenta de uma maneira bem real, apesar de parecer um pouco robotizado. Já o resto da jogabilidade, não pense que você só ficará apertando botões. A jogabilidade é diferente em cada ponto. Nos momentos de calma você deve movimentar lentamente o analógico para não se machucar ou não chamar a atenção. Nos momentos de ação e perseguição você deve pressionar rapidamente, e as vezes utilizar o SIXAXIS, para não apanhar. Em outros momentos você deve manter pressionado o botão. Enfim, a jogabilidade muda bastante. Tem ate uns momentos que você deve conversar com algumas pessoas e convence-las de não fazer nenhuma besteira. Você tambem pode ver o que seu personagem esta pensando clicando R2. Isso é bem interessante, pois ajudar a saber o que o personagem quer no momento.

Você controla na verdade 4 Personagens. Ethan Mars, o pai com depressão por ter se separado da mulher e ter o seu primeiro filho, Jason, atropelado, Madison Paige, a jornalista, Norman Jayden, o policial do FBI, e Scott Shelby, o detetive particular. Achou meio clichê? Poise, o jogo parece uma homenagem a vários filmes. Na verdade, Heavy Rain é um filme. Ele não tem um gênero especifico. Continuando com o clichê, Heavy Rain, possuí vários momentos que homenageiam filmes. Na verdade isso so se baseia nas perseguições e nas cenas de ação. Mas não pense que isso é um ponto negativo. É muito legal ver essas cenas e apertar um botão. Parece que você faz parte dela. Alem disso, Heavy Rain tem uma atmosfera muito boa. O jogo realmente te deixa tenso do inicio ao fim. As músicas ajudam bastante nisso, colocando músicas tristes para você se emocionar ou músicas que te assustam quando você deve atacar seu inimigo para não morrer. Isso porque, se um personagem morre no jogo, ele realmente MORRE. Nada de game over, ou opções como continue ou exit. Se um personagem morre a história continua sem ele, e os capítulos que ele iria aparecer. Isso diminui o tempo do jogo e deixa espaços abertos. Por isso é melhor deixar seu personagem vivo para entender melhor a história. Falando na história, o jogo possuí uma história muito boa. O assassino do origami, mata crianças na água da chuva, e não deixa rastros. E você (ou vocês), devem descobrir quem é o assassino do origami. Espere muitas reviravoltas, pois alias, você escolhe o rumo da história, escolhendo o diálogo certo, ou errado. Isso muda a narrativa, a história, e o final.
Os gráficos do jogo beiram ao realismo. Os personagens são muitos bem feitos e na tela de loading aparece a face do personagem que você ira controlar nesse capitulo. E mostra um realismo altíssimo. Os personagem estão muito bem feitos. Todos. Tantos os principais quanto os secundários. A sincronia labial esta perfeita. O jogo beira ao realismo em todos os pontos. Ate os cenários estão realistas principalmente a água da chuva, que é o cenário principal do jogo. A dublagem também esta muito bem feita e a trilha sonora tocante. É um jogo bom em vários
quesitos.
So que o jogo possuí alguns pontos fracos. As vezes os gráfico ficam de repente fracos e mal feitos. Principalmente no personagem Jayden. Algum serrilhados, e quedas de FPS. Mas nada que abale o jogo.
Alem disso o jogo possuí algumas coisas bem legais. Como por exemplo, você pode colocar o jogo em português de Portugal, mas não fica muito bom. Mas é bom saber que o pensam na gente (hehe'). Alem disso você pode jogar com o Psmove, o que aumenta a imersão do jogo. E não esqueça de baixar a DLC do jogo assim que puder, para aumentar o tempo de vida do jogo.
Gráficos: 10
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5
Replay: 9,0






Eu gosto de comparar Heavy Rain com Hotel Dusk. É um jogo de DS muito diferente de qualquer outro. O jogo possuí uma história tocante, gráficos muito belos e diálogos impressionantes para o portátil do DS. Tudo isso Heavy Rain é. A diferença é que Hotel Dusk é um Point and Click e Heavy Rain é.... Bem Heavy Rain não é um jogo de ação, aventura, terror, ou Tiro em primeira pessoa. É um jogo que inova, e muda para sempre a industria dos games, mostrando algo totalmente diferente. Se você tem um PS3, compre Heavy Rain. O jogo da uma quebra de tiroteios, e muda para um gênero que prefere te tocar emocionalmente e psicologicamente do que sair atirando (não que isso seja ruim). Realmente Heavy Rain era um grande candidato a jogo do ano. Era.

NOTA FINAL: 9,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário