Por Lúcio
Catherine - PS3/X360
Gráficos: 7,5
Som: 8,5
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 8,0
Nota final: 8
Catherine, é um jogo da mesma produtora de Persona e Shin Megami Tensei, a Atlus. E, como eu adoro as duas séries, principalmente shin megami tensei, eu criei altas expectativas pelo jogo. Mas Catherine não chega nem perto de ser um dos melhores jogos da produtora apesar dela falar que é o seu maior lançamento em 20 anos. Bem, pode ate ser.
Vamos falar da história do jogo. Você controla Vicent Brooks, um cara que tem uma vida normal e sem graça e já esta há quase cinco anos em um relacionamento com sua namorada Katherine, que quer algo mais sério. Um dia, bebendo e fumando em um local, fechado, chamado Stray Sheep, ele conhece a Catherine, que só quer sacanagem, sexo e bem, é o oposto de Katherine. Vicent começa a conversar com ela no Bar, e no dia seguinte ele acorda, achando que tinha ido sozinho para casa, e quem acorda peladinha na cama dele? Catherine. Ele também começa a ter pesadelos na qual ele precisa empurrar blocos para chegar no topo, ovelhas falantes e bichos bizarros. Daí, você tem que descobrir porque Vicent esta tendo esse sonhos bizarros, quem é catherine, e mais outras questões que vão aparecendo durante o jogo.
BEM, a história do jogo é boa. Logo, você percebe que não é só você que esta com esses pesadelos, que as ovelhas são pessoas no mundo real, e que ha vários homens morrendo com esse 'pesadelos'
Na Jogabilidade, catherine erra e acerta. O jogo possuí três: A 'Nightmare', que são os sonhos de Vicent, onde você deve ficar empurrando os blocos em estágios, onde no final de cada um você para em uma mini-capela para falar com as Ovelhas e comprar objetos para lhe ajudar na sua escalação. A Segunda é a 'Drama' que são as cenas não-interativas, com não interativas, na qual de acordo com o que você faz, a cutscene aconteça de um jeito diferente. Sim, catherine tem escolhas, mas falamos disso depois. E a terceira é a 'Stray Sheep' que é o bar, onde você pode fumar sem se preocupar com as outras pessoas, onde Vicent passa a maior parte do tempo e conversa com várias pessoas para descobrir mais sobre essas mortes e pesadelos. Você tem seus amigos, Orlando, Johnny, Tobias e a garçonete Erica. Tem também o barman 'Boss'. Outras pessoas aparecem para conversar com você. Mas assim, a jogabilidade falha. Na nightmare a melhor maneira é usando as setas, mais começa a cansar seus dedos começam a doer. Alem disso a câmera mais atrapalha do que ajuda. Empurrar blocos cansa. Não tem muita coisa pra falar no 'drama' e no Stray Sheep o Vicent é maior que o bar,mas ainda sim é a melhor porque alem de conversar da pra fazer várias coisas e a mão não cansa.
Os gráficos de Catherine são bonitos, só. Nada que vai impressionar, mas nada que vai atrapalhar. A cutscenes são bonitas, e é legal como o jogo muda do 3D para o jeito anime de uma maneira bem bacana. O Legal são as animações dos personagens principalmente a do Vicent quando ele se assusta. Para completar com a trilha sonora, onde as dublagens dos personagens estão ótimas, só que com certeza em japonês está bem melhor. Mas as vozes dos personagens estão incríveis principalmente a de Catherine. Já as músicas que tocam durante os pesadelos são ate legais, mas se repetem de uma maneira irritante entre as fases principalmente se você morre muito.
Mas Catherine erra seriamente. Ta legal, é ate divertido empurrar blocos e conversar, mas o jogo fica se repetindo e repetindo em puzzles que ate são óbvios se você prestar a atenção. O jogo se salva com os diálogos interessantes. Outra coisa que o jogo peca é o sistema de escolhas. Não é nem complexo e parecido com infamous ou mass effect. O sistema de escolhas,em algumas vezes, te força a escolher algumas vezes, coisas pessoais e que não tem valor 'bem' e 'mal'. No entanto zerei o jogo uma vez e fiz um final engraçado? É um tanto esquisito mas pareceu que a história no fim é uma piada.
Mas vamos encerrar. Catherine não é ruim, nem bom. É mais ou menos. É para um certo público que gosta de jogos estilo japonês e uma história esquisita que se desenrola de uma maneira mais esquisita ainda. Sinceramente não recomendo Catherine para muitos. Na verdade só compre se você tiver certeza de que está comprando um jogo onde um cara com chifres, uma almofada e um short de coraçãozinho que empurra blocos e misteriosamente aparece na cama com uma super gostosa e fuma em um local fechado. Se você for um desses, saiba que catherine pode te divertir por cerca de 20 horas, alem de um modo cooperativo que não cheguei a jogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário